quinta-feira, 8 de agosto de 2013

QUEIJO BRIE - VOCÊS GOSTAM?

Eu tinha enorme curiosidade de experimentar o queijo Brie.

Via em vários blogs todo mundo se deliciando com ele de várias maneiras. Inclusive no blog da BONFA vi um post que mostrava ele sendo servido com uma geleia no meio.
Eu ficava babando de curiosidade!
Acontece que aqui em Jequié o queijo mais especial que eu encontrava era o gorgonzola
Adoro queijos, mas adoro mesmo, de verdade, de rocha (como diz minha sogra). Aliás, sou louca por leite e derivados.
Certo dia, tava dando um xeretada na seção de laticínios, me deparei com o tão sonhado Brie. Claro que levei pra casa!
Cheguei ansiosa e fui pesquisar na net sobre o bendito queijo dos sonhos. Pois não poderia pecar na hora de degustar tal riqueza, né gente?!
Dei aquela googada básica e o que eu achei no Wikipédia?!

Os chamados brie são uma importante família de queijos de pasta mole e crosta florida, originados da região de Brie, na FrançaFabricados com leite de vaca, a sua crosta é branca e macia, formada pelo fungo  Penicillium candida.
De sabor delicado, considera-se em boas condições se estiver mole, mas sem escorrer. O seu sabor e textura se modificam de acordo com a sua maturação: os sabores mais suaves e as texturas mais macias são encontrados em peças com até trinta dias de maturação; para um sabor mais apurados e uma textura cremosa, são indicadas peças com mais de trinta dias.
Para melhor ser degustado, o brie deve ser retirado da refrigeração 30 minutos antes de ser servido e deixado de molho no leite por 90 minutos, maturando seu revestimento e dando um toque suave ao paladar. O acompanhamento sugerido é um bom vinho tinto.
O queijo camembert é um derivado do brie.

O queijo que eu comprei era da Polenghi e na caixinha dele vinha várias instruções de como se apreciar.

Olha, pode ser pobrice minha mas EU DETESTEI

Gente que coisa mas nojenta!

Não é o gosto, que eu até achei bom, mas o cheiro é muuuuuuuuuuuuito ruim. Parece até com o cheiro de algo não muito legal de se dizer.

Mesmo assim, fiz aquela propaganda, reuni a família para poder comer o cheirosinho: embrulhei ele em papel alumínio levei ao forno e coisa e tal, mas na hora de servir não teve um 'fidedeus' que não sentisse nojo.
Ninguém quis experimentar a não ser minha mãe (o que seria da gente sem as mães) que se esforçou mas não teve jeito. O queijo é ruim!
Eu sei que se deve comer este queijo com acompanhamentos suaves para que seu sabor não seja encoberto. Mas como o que eu queria era encobrir mesmo o cheiro dele, aproveitei que eu tinha comprado uns pães diferentes e tentei ver se descia.

Não adiantou! Nem com os pães Ciabatta, Australiano e um outro com crosta de queijo.

A impressão que se tem é que o queijo está estragado.

Aí eu fiquei me perguntando: o que levou alguém a comer este queijo pela primeira vez? E o que o tornou tão popular?
Porque se fosse eu, ao encontrá-lo, teria certeza absoluta de que ele não prestaria pra ser comido!

Alguem pode me tirar da ignorância?

Vocês gostam de Brie?

Me conta ai.

Beijos




58 comentários :

  1. Kkkkkkkkkkk.... Eu adoro brie, mas como todo queijo vc tem q ver a data de validade. Se ele estiver quase vencendo, passa longe,pq o aroma vai ser bem forte, quase insuportável! Mas se for novo, acabar de ter sido fabricado, o aroma e sabor certamente são mais suaves. Bom, é questão de gosto....rsrsrs
    Ele fica ótimo se vc levar ao microondas por uns 2 minutinhos e depois colocar geleia por cima.
    Vale outra tentativa! Rs
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia,

      A validade tava bem nova, acho que o problema sou eu mesmo. Mas já pensei seriamente em prová-lo novamente. Não é possivel, todo mundo gosta só eu que não kkkkkkk
      Eu vi ele servido com geleia...acho que ela suaviza o sabor do queijo, vou experimentar.

      Beijos

      Excluir
    2. Vim pesquisar pq achei que eu que tava louca ou o queijo estava estragado (a validade estava próxima de vencer) mas o gosto é muito ruim, não desce msmo, mt forte (pior é que pesquisando leio coisas do tipo sabor suave) fiquei mais encucada ainda. Que bom que encontrei esse blog e vi que eu não fui a única kkkk

      Excluir
    3. Eu me lasquei todinho porque comprei uma peça de três quilos e trezentos gramas .kkkkkķk

      Excluir
    4. É só comer logo que comprar e com data de fabricação nova, se deixar envelhecer a textura vai mudando e o aroma também ficando muito evidente o cheiro de amônia. Eu particularmente gosto dele puro e mais maturado embora fique com um forte cheiro de amônia.

      Excluir
  2. Ai, Aline, eu dei bastante risada hahaha! Fui criando uma expectativa junto com o andar do post hahaha! Muito legal o jeito que você conduziu!
    Eu também não sou muito fã de brie. Acho muito forte, principalmente o cheiro. Mas com uma geleia ou fruta azedinha fica melhor. Já meu namorado adora! É um dos preferidos dele.
    De qualquer forma, acho que vale mesmo uma outra tentativa, como disse a Flávia. Experimente com algo diferente do que tentou dessa vez.
    Boa sorte, amiga rs!
    Beijão,
    Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, tu acredita que eu cheguei a ficar triste...porque esse queijo é considerado o rei dos queijos franceses e em Paris é um sucesso: como eu sonho tanto em conhecer a cidade luz, como pode isso? Eu chegando em Paris e detestando uma das iguarias mais celebradas lá...ó Deus, que pobrice!!!

      beijos e obrigada

      Excluir
    2. compra de outra marca porque eu amo brie e o da polenghi não dei sorte do cheiro ao sabor... muito bom brie puro sem aquecer... e gosto com damasco...

      Excluir
    3. nossa nem tinha lido os comentarios senão só escreveria concordo com tudo da Zizi...

      Excluir
    4. O Brie da Polenghi deixa a desejar. A textura é boa, mas tem sabor de amônia. O meu vai pro lixo. Experimente outra marca, com certeza vc vai gostar!

      Excluir
  3. Line, estou super curiosa.
    Curiosa, curiosa!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Acho que vou na sua casa comer. Compra logo que eu vou lá comer.
    Eu levo a Geleia de Amora, que é a minha preferida. kkkkkkkk
    Bjus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray, amiga eu tb era curiosíssima... quando eu comprar prometo q te convido, talvez vc goste. bjs

      Excluir
    2. Amo as novidades deste Blog. :p
      kkkkkkkkkkkkkkkk
      Sorriu sempre...
      A minha curiosidade só aumenta.
      Precisamos marcar algo lá em casa, ou na tua.kkkkkkkkkkkkk
      Mainha e Solange comendo esse queijo. Como será meu Deus?!kkkkkkkkkkkkkkk
      Mainha, ama queijo quero vê-la comendo tb.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Precisamos marcar um sábado desses à noite.
      Veja com Marcos, pq painho vai perguntar logo e Marcos, estará lá?lkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Vou comprar a Geleia de Amora pra comer com esse tal queijo.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Mas, precisamos comer juntas.
      Bjus Line.

      Excluir
  4. Oi Aline tudo bem? kkkk to morrendo de rir aqui com o post, pq eu ja passei pela mesma situação com outro tipo de alimento que trans-chic mas eu não curto e tb ouço muta gente comentando como é bom rsrs.

    Tb vi o post da Bonfá com este queijo, me recordo bem rsrsrs acredita que terça eu estava no mercado e pensei a mesma coisa que vc em fazer um experimento, mas ai eu resolvi deixar para o final de semana, agora estou com mais medo, pq eu não sou muito fã de queijo puro mesmo, gosto dele no preparo dos alimentos, será que vou gostar!! rsrs

    bjs e bora tentar de novo, se não gostar não encare como pobrice não rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gélia,

      Vamos comprar e testar juntas...eu vou fazer com geleia pra ver como fica. Mas tem q ter coragem, viu?!
      E sabe, um colega meu de trabalho que vai sempre pra Europa disse que não tem coragem nem de experimentar, disse q lá em Paris em quase todos os restaurantes tem o brie, mas nem ele nem a esposa dele não gostam. Ufa!
      Vamos combinar uma blogagem e mostrar os resultados

      Beijos

      Excluir
  5. Anine
    Queijo bree e muito gostoso
    Acho que dessa marca nao e!
    Ja comprei certa vez e achei horroroso
    Eu gostomcom damasco
    Mas tem outros queijinhos gostosos sem ser o bree
    Bj
    Zizi

    ResponderExcluir
  6. Estava eu no mercado comprando um delicioso queijo minas padrão, quando me deparo com essa coisa que me chamou a atenção, e acabei optando no famoso brie.
    conclusão o queijo é horrivel, mal havia cheiro porém o sabor é horrivel, não sei se é a marca mais não me agradou o queijo frances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fui na onda né, paguei caro o dito cujo , não consegui comer de jeito nenhum ,o meu era muito amargo

      Excluir
    2. O meu também. Achei horrível. Nada a ver com o que falam. Vou tentar experimentar outra vez.

      Excluir
  7. O queijo Brie é bom sim....porem, quanto mais maturado, mais "sabor de amonia" ele ganha. Masssssssssssssss......ja comprei da dita marca ai e estava um NOJO. Completamente fora do padrao de sabor. Preferiria tomar agua sanitaria...hehehehe. Tente outra marca :)

    ResponderExcluir
  8. kkkk, nossa verdade comprei dois da marca Président (petit brie e petit camembert ) gostei. Mas agora comprei um da Polenghi nossa que horrível o gosto e o sabor eu lembrei de uma única vez que eu fiz luzes no meu cabelo pura Amônia.

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal!
    Eu não sou experiente em assuntos de queijo, mas conheço alguns. E um deles é o queijo brie, inclusive da marca Polenghi Selection. Por incrível que pareça, o odor e o sabor forte é normal em queijos do tipo Brie. Pois, o sabor do queijo modifica com o decorrer de sua maturação tornando-o mais forte e deixando o odor AMONÍACO com o passar do tempo. Inclusive, existe a informação do odor ao lado da caixinha do produto. Ou seja, não existe problemas com o queijo brie, não tem problemas ao degusta-lo. Quero deixar bem claro que não trabalho para a marca, apenas estou expondo uma informação que creio que seja útil.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Acabei de conhecer seu blog hoje pois tive a mesma experiência q vc e então resolvi pesquisar no Google pra saber se alguém nesse mundo havia detestado esse queijo. Comprei o Brie da marca "Regina". Horrível, horrível... cuspi tudo no lixo, não consegui engolir. kkkkkkkk Aí pensei: será q eu não deveria comer a parte branca? o gosto continuou tenebroso. Testei com geléia e não melhorou muito. Pobre não serve pra testar coisa de rico. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você descreveu detalhadamente a minha experiência kkk. Todos os meus pensamentos e ações.

      Excluir
  11. Eca!!! Prefiro ser pobre, ter gosto de pobre, que saudade da muçarela, do minas, prato, qualho....Brie chic e fedorento, a parte branca fede a xixi, o gosto é medonho. Pior comprei duas caixas disso...Uiiiiii...Ainda tem gente que come e gosta! Socorro!

    ResponderExcluir
  12. Comprei o raio do queijo, misericórdia parece que meu gato mijou em cima. Coitada da minha esposa deu uma dentada quase teve um troço, quando olhei a validade já estava vencido há 4 dias, caro e muitooo ruim.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ola Aline
    Sua postagem foi em 2013 e estamos no final de 2014
    Feliz 2015.
    Adoro o brie, deixo no micro por 15 segundos, afasto a casca e coloco um pouco do quieijo sobre uma
    Tostada, nesta altura ele fica mole e facil de passar. E em cima jogo amendoas fatiadas e tostadas e um fio de mel. Muito, muito bom.
    Fui a Paris, ha muitos anos, e comi escargot. Odiei, o coisa sem graca. Prefiro miudos de galinha, o sabor, aparencia e testura sao melhores.

    D. Pucci

    ResponderExcluir
  15. Queijo ruim da porra...kkkk sem mais rs

    ResponderExcluir
  16. Queijo ruim da porra...kkkk sem mais rs

    ResponderExcluir
  17. Queijo ruim da porra...kkkk sem mais rs

    ResponderExcluir
  18. Eu comprei para experimentar....mas.....que cheiro de amônia brabo, e como é amargo esse queijo....com muito mel ele até desceu, mas é muito ruim.

    ResponderExcluir
  19. Rsrs...acabei de degustar o tão famoso queijo brie...meu querido, é horripilante! Pensei estar com amoníaco puro na boca. VIVA O QUEIJO MINAS!!!

    ResponderExcluir
  20. Ontem comi Brie pela primeira vez... Estava divino! Pesquisei na internet antes de comprar, e optei pela marca Campo Limpo. Comprei bem novo, derreti no rechaud e comi com pão italiano e geléia. O sabor e o cheiro estavam muito suaves... Tente mais uma vez, mude de marca e procure um queijo mais novo. Tenho certeza q vc vai mudar de idéia! :)

    ResponderExcluir
  21. Hoooo gente vou contar uma coisa pra vcs quase vimitei.eu senti um cheiro forte de mofo e depois amônia mas pensei ser porque estava quase vencendo.esquentei o treco e fui provar.meuuuuu Deus que horror amargo e gosto de mofo. blz sou pobre mesmo e não apreciei a parada.

    ResponderExcluir
  22. Hoooo gente vou contar uma coisa pra vcs quase vimitei.eu senti um cheiro forte de mofo e depois amônia mas pensei ser porque estava quase vencendo.esquentei o treco e fui provar.meuuuuu Deus que horror amargo e gosto de mofo. blz sou pobre mesmo e não apreciei a parada.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Andei procurando na internet à respeito do famoso brie, mas só vim pesquisar após ter a infelicidade de ter aventurado a compra do mesmo, sem antes fazer um levantamento e concluí que o brie da polenghi não é nada recomendado, enfim, estou um pouco traumatizado, eu simplesmente odiei. kkkkkk
    Beijos!

    Alex Junior

    ResponderExcluir
  24. Aline, gostei muito do seu Post/Aventura, porém se tivesse lido antes, provavelmente eu não teria comprado. E está enganado quem acha que o problema é a marca. Comprei um importado da França e quase vomitei, juro, sorte que tinha uma garrafa de Tequila aberta e eu tomei uma dose num gole só, mas ainda ficou um gosto estranho na língua. Não se engane, não é pobrice, a praga do queijo é ruim, mas vou tentar comê-lo de outra forma! Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Estava pesquisando sobre onde encontrar esse queijo no Brasil ....
    Eu comi o Brie na Europa, mais especificamente em Londres e é maravilhoso ... Super cremoso ...
    Chegando ao Brasil me deparei com o Brie da mesma marca que você mencionou e não tem absolutamente nada a ver com o que eu comi na Europa que creio que seja o "original" ...
    Espero que tenha a oportunidade de comer o Brie europeu que é muito bom! Se encontrar um parecido aqui no Brasil venho te contar ... Ou se você encontrar um que goste nos conte também !!!

    ResponderExcluir
  26. QQ queijo é ótimo. Lógico que há a influência do leite e até do capim que o gado come. Aqui no Brasil é imbatível um queijo caipira meia cura com aquela casca amarelinha e lisa. Significa que está com o sal na dose certa e foi muito bem cuidado no dia do seu amadurecimento. O brie, como o roquefort, o gorgonzola e outros que são maturados com cepas de fungo estarão se modificando dia a dia porque está presente uma cultura de fungos vivos que está processando a proteína do coalho. Assim adquire sabor, cor e aroma característico de cada fungo. Assim um bom espumante de Flores da Cunha - RS pode ser tão bom ou melhor que um champagnhe. Só difere na esnobacao de quem aprecia.

    ResponderExcluir
  27. É horrível!!!! Tem cheiro de porra! Não tem quem não identifique esse cheiro, gente! kkkkkkk...Como vc falou, a textura é incrível, mas o cheiro insuportável!

    ResponderExcluir
  28. Oi! O queijo é horrível. Pensei que só eu teria achado isso. KKKK Levei um susto, pois de tão famoso que ele é, pensei que fosse maravilhoso. Que ilusão! E comprei de uma marca boa. Joguei dinheiro fora.

    ResponderExcluir
  29. Mas gente!!! o queijo em questão é "tipo brie"" não é queijo brie de verdade!! POlengui "tipo brie". O queijo "verdadeiro" é bom sim!!

    ResponderExcluir
  30. Vim pesquisar porque tive a mesma impressão: achei que estava estragado. Nojento, cheiro podre, data de fabricação quase intacta, eu realmente, realmente, vou morrer pobre, porque nunca trocarei novamente meu provolone que custa 1/3 do valor ,por esse trem com cheiro horrivel

    ResponderExcluir
  31. O único problema pra mim foi o gosto de amônia. Como da comer um queijo com esse gosto????

    ResponderExcluir
  32. você errou na marca, o brie é gostoso, mas não tem cheiro ruim não. se estava com cheiro de amônia, estava podre.Todo queijo que cheire a amônia, estragou Os mercados remarcam as datas de validade, e como o brie matura sem estragar, protelaram a data, mas a refrigeração não devia ser a ideal.

    ResponderExcluir
  33. Eu comprei o brie da marca São Vicente, em uma embalagem bonita e triangular, com 125g envoltos em papel alimentar.
    Não tinha cheiro algum! Estava um pouquinho mais mole no centro, e a casca bem consistente.
    Só achei um pouco amargo! E, como detesto o sabor amargo, não funcionou bem pra mim.

    ResponderExcluir
  34. Sensacional os comentários, estou me acavaaca de rir, pois a experiência foi a mesma com diversos comentários acima.
    Comprei um da marca faixa azul, e comentei com meu filho: estouramos vamos comer queijo em todas as refeições.
    Chamei minha esposa, fiz aqueles comentários e tal, mas o resultado está nos comentários acima. Chorando de rir até.
    Agora convidei alguns amigos, pedi para trazerem a bebida, pousada o queijo está posto. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  35. impressionante, acabo de comprar e senti absolutamente TODAS as experiências negativas da autora e dos comentários. me arrependi. esse blog é de utilidade pública, kkkk

    ResponderExcluir
  36. Aprendi a comer e gostar do brie depois que passei a tirar o mofo branco de cima e só comer a parte molinha de dentro. Outra coisa, comprei um importado no mercadão (O oio da cara), e tambem é melhor que o nacional. Tira o mofo branco de cima e derreta o brie dentro do,pão italiano. Fica bom!!!

    ResponderExcluir
  37. E eu aqui achando "eu que não soube" comprar, kkkkkkk, um cheiro de não sei o que com "o que é isso Senhor???"......fui a outros lugares, peguei na mão, senti a textura e o cheiro p ver se não errava, mas no fundo não me convenci a testar novamente a experiência......É HORRÍVEL!!!

    ResponderExcluir
  38. ok primeiro queijo dificilmente estraga se acondicionado corretamente. Data de validade é mera formalidade burocrática para vender queijo no Brasil. Queijo não estraga, ele MATURA.

    Em específico o Brie, durante a maturação, pode desenvolver cheiro e gosto de amônia de forma inapropriada ou se não for de boa qualidade.

    Sugiro que você adquira novamente o queijo mas com um prazo mais novo, olhe o queijo ele deve estar todo branco e firme, se tiver manchas marrons ele já está maturando. Assim você poderá apreciar um Brie mais "novo" sem o cheiro de amônia, porém, tá longe de ser o Brie tradicional.

    A casca deve ser comida junto.

    ResponderExcluir
  39. marcas boas comercializadas no Brasil:
    Bonjour France
    Bergarder
    Paysan Breton
    Isygni

    ResponderExcluir
  40. Comprei e foi o dinheiro mais mal gasto da minha vida não há a mínima possibilidade de degustar o odor e horrível cheiro de bicho morto francamente falando parabéns a pessoas corajorasas que comem isso kkk

    ResponderExcluir
  41. Meu Deus comprei, 4 caixinhas kkkk definitivamente sou pobre, escuto na Tv o povo falar, levantei tomei um cafe preto, e comi um pedacinho de queijinho Brie, Queria fazer isso Mas a sensação de esta comendo boldo Brie kkkkk melhor continuar na tapioca mesmo , Agora e caçar na internet uma receita pra ver se da pra inventar algo, mais olha sei não acho que vou e estragar seja o que for que eu misturar no bicho kkkkk

    ResponderExcluir
  42. Nossa gostei do poste e comentario .Tirei minha duvida .Achei q estava ficando doida achando o queijo brie amargo .Ou pensei ta estragado .Mad estava Na validade .Affffa um queijo bolinho nas Mt amargo .

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo(a). Obrigada por deixar um comentário. Não estranhe se a resposta demorar, mas assim que eu ler responderei com muito carinho. Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...