sábado, 31 de agosto de 2013

TERERÉ EU GOSTO....

Se você sabe o que é o TERERÉ, se perguntou o que eu, baiana que sou, tem haver com isso.

Explico!

Na empresa em que trabalho tem um colega engenheiro que veio lá das beirada do Mato Grosso DO SUL (tem que frisar porque senão eles reclamam).
Bruno, e como bom paulista que é, adora tereré. (rimou)
Oxe, que maluquice é essa? Um paulista do Mato Grosso do Sul? É burra é? Não, eu sou a inteligência pura!!! Ele nasceu em São Paulo mas morava coladinho ao MS. Pronto, que coisa!

Sim, deixa eu falar do trem. Trem não, tereré.

Todo santo dia Bruno coloca erva na guampa e enche com água ultra gelada e assim vai o dia todo. Água na erva, água na erva, água na erva.

Num dia desses eu resolvi provar o tal tereré pra ver se gostava, pois chá mate gelado eu amo (aliás qualquer chá gelado ou não). eu sei que tereré não é chá

Assim, Bruno ensinou a gente a preparar tudo. Primeiro a colocar a erva na guampa. (Peraí, guampa é esse 'copo', que serve para colocar a erva mate, feito com o chifre do boi). Depois a posicionar a bomba. (o canudinho de inox que serve pra chupar o liquido).

Essa erva aí que eu provei, KURUPÍ, segundo Bruno é a melhor erva paraguaia (a erva mate vem de lá, do Paraguai)  e ela tinha além do mate, menta e boldo. Eu adorei!

Viciei...mas não sou nem de longe como Bruno, claro. Pra falar a verdade nunca mais eu tomei. Porque por causa da dieta, tenho que beber muita água (+ ou - 3 litros) e a erva mate é muito diurética, se eu continuasse tomando, teria que transferir minha mesa pro banheiro hahahaha.

O sabor é muito diferente do mate que tomamos gelado. Ele é torrado, a erva do tereré não.
Todo mundo, aqui na Bahia, chama o tereré de chimarrão. (os desinformados do meu trabalho, claro) A erva do chimarrão é servida com água quente e o beneficiamento dela é diferente.

Acho que gostar de tereré é genético, porque o filhinho do Bruno, o Arthur, adora desde bebê, vê só.


Beijos,







2 comentários :

  1. Não sei se eu ia gostar deste troço...provei uma vez chimarrão,pra nuncamais!Questão de cultura e hábitos.Acho bacana quem curte!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tomei muito terere quando morei em MS, aqui no MT o povo não tem a cultura de tomar! Mas adorava!!! Numa roda de conversa entre amigos tomava muitos litros, a gente colocava limão ficava mais delicia ainda!!!

    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo(a). Obrigada por deixar um comentário. Não estranhe se a resposta demorar, mas assim que eu ler responderei com muito carinho. Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...