segunda-feira, 9 de setembro de 2013

COMO CONSERVAR TEMPERO VERDE

Eu não sou uma dona de casa daqueeeeeeeeelas, sou mais ou menos uma pepsi!!

Gosto das coisas bem direitinhas e práticas. E uma das coisas que eu mais gosto de fazer é cozinhar. Mesmo que eu não seja aquela brastemp na cozinha. hahahaha (cheia de clichês, quem guenta?!)

Minha mãe é muito prática, anos de experiência fazem diferença, né?! Dentre as praticidades dela, eu aprendi a conservar os temperos verdes de duas formas, a primeira é lavando eles bem lavado, deixá-los secar e depois guardá-los na geladeira enrolados num pano de prato seco dentro de uma vasilha tampada.
Só que dessa formar eles duram mais ou menos 1 semana, o que é muito e é pouco (entendem?), pois aqui em casa somos eu e o marido e os temperos acabam estragando antes do fim.

Outra maneira, é bater todos os temperos juntos no liquidificador: coentro, cebolinha, salsa. Ás vezes, eu  também ainda coloco  alho, cebola, hortelã e manjericão.
Bato tudo com um pouquinho de água, mas é um pouquinho mesmo. Um dedo, porque o que eu quero é uma massa consistente.

Fica tão bonita a cor né?!
Depois eu coloco essa pasta numa vasilha com tampa que eu já deixo separada pra isso pois o sabor gruda, viu! E por cima dessa pasta coloco azeite extra virgem, deixando um película cobrindo a superfície da massa. Segundo a minha mãe, essa camada de azeite conserva as características do tempero por mais tempo. Eu acho que é verdade porque o meu dura aproximadamente 1 mês bem fresquinho.
Eu não tirei foto dele já com azeite, afinal eu tinha acabado de chegar da feira e estava preparando o almoço de sábado numa correria só. Marido já tava me achando louca, vendo eu fotografando as coisas em meio a confusão de sacolas e panelas, imagine se eu deixo de prepara a comida em prol das imagens? hahahaha

Bom, quando eu vou usar o tempero, eu afasto um pouco a camada de azeite e vou retirando as colheradas de massa. 

Você pode guardar o seu tempero na geladeira ou no congelador.

E você como faz com os temperos verdes?

Claro, que eles fresquinhos são beeeeeeeem melhores, mas fazer o que né?!


Beijos




6 comentários :

  1. de todas as dicas que vi na internet gostei mais da sua! obrigada por compartilhar..vi uma q eles colocam conhaque e parece q dura até 1 ano! (já pensou?)

    ResponderExcluir
  2. Minina!! Adorei. Show de bola. Agora, no meu jeito, junto com a água eu ainda boto um pouco de vinagre e óleo de soja. Fiz uma porção que durou 6 meses.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa ideia. Vou fazer assim porque perco todos.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo(a). Obrigada por deixar um comentário. Não estranhe se a resposta demorar, mas assim que eu ler responderei com muito carinho. Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...